Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fabricantes de Propósito

"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos." Efésios 2:10

Lendo o texto acima, eu sempre me permito fazer uma auto análise, e sempre concluo que preciso mudar em alguma coisa. A pergunta que sempre me faço é: "eu tenho realizado de fato o propósito de Deus em minha vida, ou eu tenho só tido vontade de fazer isso?".

O texto deixa claro, que existem obras e propósitos específicos para cada um de nós, e que nessas obras, está o propósito prático da salvação (leia desde o versículo 8 e isso fica claro).

O que impressiona, é que ao que parece, a tendência humana (sempre ela!!) nos leva ao lado contrário. Normalmente, seria razão de felicidade e motivação de sobra sabermos que existe algo particular entre nós e Deus que desemboca em um propósito particular, e ainda, é reconhecido particularmente por Deus. Em teoria, as pessoas amam esse desíginio de Deus, usam frases feitas para salientar os seus desejos de cumprir os propósitos de Deus para suas vidas, e se justificarem para si mesmas que o estão fazendo. Mas em teoria, de nada adianta. Basta olhar os frutos do cumprimento do "propósito de Deus", quando desempenhado de maneira deliberada ao gosto do fabricante. Sim!! o que vemos hoje são fabricantes de propósitos. Gente que industrializa, embala e rotula seus próprios propósitos, e o fazem em nome de Deus. Mas os frutos dessa fabricação própria falam por eles mesmos. Tristeza, frustração, medo, vergonha, decepção, etc. Enfim, eu poderia citar várias outras consequencias disso aqui, mas acho que essas já ilustram bem o que quero dizer. Não é culpa de Deus, que os resultados de seus próprios esforços sejam um fracasso, quando os propósitos são fabricados por você mesmo. A mania de se colocar na conta de Deus esse fracasso, é porque se coloca na conta de Deus o propósito, e ambos, são de conta exclusivamente do verdadeiro fabricante: O EGO!!

Deus preparou antes da fundação do mundo um propósito exclusivo para você. Uma obra feita nos seus moldes. Não queira fabricar outro propósito, no que você pensa ser seu molde. Ou pior, fabricar um propósito igual ao de "fulano" que prega bem, ou "ciclano" que canta como um canarinho!! Isso te faz perder de vista uma das coisas mais belas da vida cristã: a relação única e exclusiva entre você e Deus. Tudo porque você quis viver a relação de outra pessoa com Deus, ou quis um relação nos seus próprios moldes.

Deus te deu vocações, e diariamente te mostra oportunidades de utilizá-las no reino. Isso é chamado. Atender ao chamado do propósito de Deus, é fazer de cada oportunidade dessa, um momento único, dessa relação única, com o Único que dá sentido a tudo isso. Não jogue esse previlégio fora!! Pratique as obras que de antemão Ele preparou para você.

Em Jesus, onde todo propósito nasce e se cumpre

Renato Melgaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário