Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Melhor de Deus




"Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus.
E quem aproveitou melhor as comidas e os prazeres do que eu?
Ao homem que o agrada, Deus recompensa com sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento."
Eclesiastes 2:24-26

O texto acima começa com a expressão: "Para o homem"...

Quão mesquinho é o ser humano não?

Comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho, são naturalmente o melhor para o homem. O que me remete à uma expressão atualmente muito usada... "o melhor de Deus".. será que enxergamos o "melhor de Deus" como sendo Dele mesmo, ou seria o melhor para nós mesmos?

O texto, mostra três estados em que homem pode buscar o melhor, e em cada um desses estados, esse "melhor" muda. Vejamos:

1º- Estado natural

Em seu estado natural, o homem é mesquinho. A satisfação de suas necessidades é o melhor. É o objetivo, a busca. O homem vê a felicidade, em sua própria realização, inevitávelmente. Afinal, do que adianta os outros serem realizados e eu não. Onde está a felicidade nisso? Mas ao satisfazer essa realização, ele percebe que a felicidade não está ali. E isso vem da mão de Deus. Mas não o satisfaz. Frustração? Acho que é pior o sentimento gerado por isso.. Insatisfação... O homem passa a pensar que não alcançou o suficiente para se satisfazer, e quer sempre mais... só que ele continuará a querer sempre mais... Porque a felicidade nunca estará ali.

2º- Estado de pecador

Sabemos que o homem é naturalmente pecador, então esse estado não pode ser confundido com o anterior. Aqui tratamos de pecador, como aquele que ainda é guiado pelo pecado, ou seja, escravo do pecado. Nesse estado o homem aparece como encarregado por Deus à ajuntar e armazenar riquezas para aqueles que O agrada. O Deus que satisfaz às necessidades dos seus, coloca um ponto de consolo para aqueles que O agrada: não importa se seus celeiros e armazéns estão vazios. Importa que alguém está armazenando para você, tudo aquilo que você precisa. Aquele que armazena riquezas, e acha que sua felicidade está nisso, têm sua felicidade no TER. O usufruir nem importa tanto mais... afinal só se armazena o que sobra, e entre repartir e ter o que sobra, ele prefere o ter, e se engana terrivelmente achando que sua felicidade está ali. Lembra do "Jovem rico"? Veja:

"Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas."
Mateus 19:22

O jovem se entristeceu porque tinha. "Ter" se tornou peso. Se entristeceu porque tinha que repartir. Mas ele não acreditava que o repartir trazia felicidade. Afinal, a lógica diz: quanto mais eu tenho, mais feliz eu sou. Mas Jesus disse o contrário, e o jovem tinha muito. Porque ele tinha, ele se afastou triste. Triste não?

O texto ainda diz nessa parte que é TAMBÉM inútil viver desse modo. "Também", pois tanto no modo "natural", como no modo "pecador", é correr atrás do vento. Buscar o nada. Ajuntar o vazio. Valorizar o que não se pode ver na eternidade.

3º- Estado de quem agrada a Deus

Glória a Deus que existe o estado da graça. Graça que nos concede conhecimento, sabedoria e FELICIDADE. Como é bom ser feliz pela graça. Quem agarda a Deus entende que a felicidade não é consequencia de nada. Não é efeito de causa nenhuma. Felicidade é recompensa. Recompensa por agardarmos a Deus, mesmo o agrado Dele a nós tendo sido muito maior na cruz. Recompensa imerecida. Recompensa suficiente. Recompensa eterna.

Me perdoem por não acreditar que "o melhor de Deus" ainda está por vir. Pois de coração eu digo, que "o melhor de Deus" já veio, morreu numa cruz, e me salvou para que eu O agradasse, e ainda me recompensou por isso com felicidade. Nele se cumpriu todas as coisas, e com elas todas as minhas necessidades.

Em Jesus, definitivamente O Melhor

Renato Melgaço

2 comentários:

  1. Verdade demais. O melhor de Deus já veio e como se não bastasse, Ele renova sobre nos suas misericórdias todos os dias. Não precisamos de mais nada. Se temos alguma coisa a mais , é porque ele é infinitamente bom. Como é bom viver na provisão do Pai.
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir