Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Corrida Maluca




Quantos se lembram daquele desenho "Corrida Maluca"? Com certeza, um dos melhores da história da tv. Me divertia muito assistindo e tenho certeza que a maioria de vocês (que assistiram) também se divertia.

A história era de uma corrida de automóveis (que nem sempre eram "autos", já que até avião tinha) que acontecia em várias etapas, sempre com um desenvolvimento extremamente maluco, e com um desfecho deliciosamente prevísivel.

Entre as personagens, as personalidades eram das mais variadas, e eram caracterizadas pelo nome, que remetia à personalidade de cada um: Penelope Charmosa, Peter Perfeito, Barão Vermelho, etc.

O vilão da história era Dick Vigarista, que era extremamente engenhoso, porém muito atrapalhado, azarado e derrotado. Ele sempre tentava atrapalhar a corrida dos outros trapaceando ao invés de tentar vencê-la, porque pra ele a única chance era essa, se os outros não vencessem, ele ganharia. Ou seja, ele entrava na corrida já derrotado, e no final ele acabava pior do que já entrou.

No final não importava quem ganhava, e sim quem terminava a corrida, pois ela era tão maluca, que esse era o desafio. Terminá-la.

Em Hebreus 12:1 vimos que existe uma corrida proposta a nós e que devemos ter alguns cuidados e observar algumas coisas para conseguirmos corrê-la. Como estamos correndo em cada etapa dessa corrida?

Devemos sempre começar, lembrando que o desfecho dessa corrida também é deliciosamente prevísivel, pois Jesus já venceu na cruz por nós (Rm 8:37).

Em segundo lugar observemos se temos usado o melhor de nossas características para encarar essa corrida. Somos marcados por qualidades e defeitos em nossa personalidade, mas isso não é desculpa para que caiamos nas ciladas (pecado), propostas pelo Diabo e que nos afastam do propósito de Deus.

O Diabo é o Vigarista da corrida. Ele está nela já sabendo que está derrotado (Ap. 12:12), e o único objetivo dele é nos impedir de vencer. Essa é a "vitória" momentânea dele. Ele é extremamente engenhoso ( Ef. 6:10-12), atrapalhado pelo perdão de Cristo a nós (I Co. 2:10-11), azarado, pois sua sorte já está definida (Ap. 20:10), e derrotado (Rm. 16:20).

Em terceiro lugar temos que ter consciência que a vitória está em terminar a corrida (II Tm. 4:7) por mais maluca que ela pareça. A receita pra isso está no verso 2 do capítulo 12 de Hebreus. Devemos fitar nossos olhos em Jesus, para que lembrando do que Ele por nós sofreu, não nos cansemos nem desanimemos (v.3).

Que façamos das palavras de Paulo, as nossas palavras:

"Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus" (At. 20:24)

Em Jesus, que é ponto de partida e linha de chegada

Renato

2 comentários:

  1. Oi queridoo! =D
    Gosto mtoo dos seus textos, sempre me identifico com eles... esse em especial falou mais ao meu coração! Ótima a comparação que fez, ficou mtoo bom!!! =)
    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei seu post . Que comparação incrível ! É muito bom saber que Jesus já venceu por nós , glória a Deus pela nossa salvação ..
    Fica com Deus !

    ResponderExcluir