Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Renúncia


Começo esse texto com um pedido de desculpas, pois falei que seguiria com os próximos 4 textos de temas sugeridos pelos leitores, e esse não é um deles. A partir do próximo retomarei a série.

Hoje resolvi escrever um pouco sobre minha experiência individual com Deus, na expectativa não de que você leitor viva as mesmas coisas que eu vivi, mas sim possa de repente, ver uma nova face de Deus que talvez ainda não tivesse atentado para ela, e isso te ajude a superar algum conflito, ou que simplesmente seja edificante.

Bom, eu nasci em lar evangélico. Filho de pastores, neto de pastores, sete tios pastores, o que é claro indica que meu contato com as Escrituras se deu desde muito cedo. Por ser de raíz presbiteriana (hoje faço pate de uma denominação batista), havia uma valorização extrema, durante a minha infância, da escola bíblica dominical (o que por sinal deveria acontecer até hoje em toda igreja)e isso me fez pegar gosto pela bíblia desde muito novo. Aos 14 anos, através de estudos biblicos e com auxílios de livros acadêmicos de teologia reformada (já que meu pai era professor de seminário e a casa estava repleta deles), entendi o básico e suficiente plano da salvação (não que seja necessário todo esse estudo para entedê-lo), mas foi aos 15 anos que eu resolvi por mim mesmo que queria ser crente, e então me batizei (já estava na igreja batista), e a partir daí comecei uma caminhada de fidelidade para aquilo que eu acreditava ser o certo, o que acabou gerando em mim um "alguém" legalista e religioso. Eu era exemplo nesses quesitos que todos nós conhecemos. Mas com isso, aquela sensação que tive aos 15 anos de idade, foi ficando fraca progressivamente, de forma que aos 20 anos de idade eu caí. Nenhuma queda "digna" de holofotes. Mas eu já não era mais o exemplo. O legalismo ainda estava lá e eu não o estava seguindo, o que consequentemente estava atraindo condenação para a minha vida. Apesar de ser uma queda "clichê", não foi a a intensidade da queda e sim o tempo que ela durou, o que mais me prejudicou. Foram anos procurando fugir da condenação que a Lei me trazia, e tentando justificar os pecados que eu cometia, dia a dia. Prazeres carnais, sempre seguidos de uma tristeza, por saber que eu estava escravo do pecado, e pior que isso, o antídoto que eu conhecia não funcionava. Eu me enxergavaum tolo por não conseguir vencer as tentações, e me conformava com isso. Mas eu sabia que a Palavra de Deus não falhava. E se em João 8:32 falava que a verdade me libertaria, é porque pela lógica, então eu não conhecia de fato a verdade. Um baque quando descobri. E eu tinha que saber que verdade era essa. Mesmo vivendo ainda uma vida de pecado, eu comecei a buscar respostas para essa pergunta, até que me deparei com uma pregação via internet sobre graça. Deus me tocou profundamente ao ver aquilo. Algo que eu nunca havia sentido antes. Eu revi a pregação mais de cinco vezes só naquele dia, às lágrimas. Eu tinha a minha resposta, e é claro que ela era verdade, porque naquele momento eu fui liberto e o verso do evangelho de João se cumpriu. A verdade era mesmo tudo que antes eu havia escutado: Jesus morreu em meu lugar, ressucitou e se eu me arrependesse dos meus pecados, cresse nisso e o tivesse como meu Senhor e Salvador eu estaria livre. Mas na pregação ouvi algo que havia nesse senhorio e que até então eu não sabia o que era. A declaração de impotência perante a pessoa de Deus. Meu erro era acreditar que EU tinha que vencer meus pecados. Eu acreditava que sozinho, cumprindo a lei que eu havia construído em minha própria religiosidade, talvez Deus veria em mim o direito à salvação. Eu queria apresentar o fruto do meu esforço perante Deus, e a única coisa que isso atraía para mim era condenação, assim como Caim. E foi nessa hora que fiz uma oração declarando minha impotência diante de Deus, e tive certeza da minha salvação, não por algo que eu mesmo pudesse fazer e sim porque Ele quis que assim fosse. Com a oração, compus uma música no dia. Canto ela até hoje no meu quarto. Hoje deixarei a letra abaixo. Talvez ela te ajude a orar assim também.

RENÚNCIA

Procuro desculpas pras minhas ações
Eu não me entendo e nem posso explicar
O que me dominam são minhas paixões
Que me convencem a acreditar
Que sou forte o suficiente pra aguentar
Chegar a beira do abismo e resistir
Mas na verdade sei que não consigo suportar
Tropeço e começo a cair

Mas sei que estás sempre de prontidão
Basta eu clamar para me atender
Te peço socorro e me estendes a mão
Só o Teu perdão pode me reerguer
E quando estou bem eu volto a me enganar
E me esqueço de tudo que um dia Você fez
Gritos vazios ecoam no ar
Enquanto despenco outra vez

Eu te conhecia só de ouvir falar
Mas a provação me fez enxergar
Que eu sou fraco ao me afastar
Que sem o Teu amor não consigo lutar
Quero entregar minha vida em tuas mãos
Vem me fazer depender mais de Ti
Vem destruir todo meu coração
Pra reviver Teu Espírito em mim

Quero viver a tua vida
Quero beber das tuas fontes
Quero ser vaso de honra
Quero voar sobre os montes
Quero ver mais do que a salvação
Quero lembrar o que me prometeu
E mergulhar em uma nova unção

Me desfazer de mim pra ser Teu, Jesus!!

FIM

Foi em agosto daquele ano que fiz essa oração, e o agosto desse ano me fez querer escrever.

Foi em agosto daquele ano que eu compreendi que a salvação não é o ápice do Evangelho. Na verdade, ela é só o início.

Em Jesus, que definitivamente tem TODO o poder

Renato Melgaço

8 comentários:

  1. Ola Renato! Minha prima Debora (que acredito ser sua tambem...bem, mais sua do que minha, mas tudo bem) em indicou este texto! E como foi excelente pra mim le-lo nesta tarde!
    Obrigada por (mesmo sem conhece-lo) ter sido um instrumento de Deus na minha vida. Algo que, mesmo tendo eu nascido no evangelho, somente agora me propus é de que quero conhecer a Deus como ele é! Li um livro muito interessante de um padre chamado "Senso religioso" que mudou meu pensar... Eu nunca mais me esquecerei de que "é o objeto (DEUS) quem dita a forma de observação, e está nunca poderá ser escolhida a gosto do sujeito (nós)... Aleluia! Existe um Deus, Todo poderoso, que nos escolheu e nos ama e quer se revelar a nós como ele mesmo é! Nao pelas nossas forças, como vc bem colocou, mas sim por quem ele é!
    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Renato! Esse texto foi maravilhoso ! Aliás,é sempre arrebatador ver o que Deus faz conosco. Certa vez li um livro do Max Lucado chamado ' Nas garras da graça', se você não conhece, vale a pena ler. Lá a gente consegue ver que NÃO tem como fugir da graça de Deus ! Ela é tudo que nos basta ! Eu já cai algumas vezes, quis experimentar o que o mundo me oferecia. Hoje sei que não há lugar melhor para estar do que na presença do Pai! E dia a dia Deus me mostra que não tem mais como eu fugir dessa graça !Jesus te abençoe !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. “A graça nos atinge quando estamos em grande dor e desassossego. Ela nos atinge quando andamos pelo vale sombrio da falta de significado e de uma vida vazia... Ela nos atinge quando, ano após ano, a perfeição há muito esperada não aparece, quando as velhas compulsões reinam dentro de nós da mesma forma que têm feito há décadas, quando o desespero destrói toda alegria e coragem. Algumas vezes naquele momento uma onda de luz penetra nossas trevas, e é como se uma voz dissesse: 'Você é aceito. Você é aceito, aceito pelo que é maior do que você, o nome do qual você não conhece. Não pergunte pelo nome agora; talvez você descubra mais tarde. Não tente fazer coisa alguma agora; talvez mais tarde você faça bastante. Não busque nada, não realize nada, não planeje nada. Simplesmente aceite o fato de que você é aceito'. Se isso acontece conosco, experimentamos a graça". (Paul Tillich)

    Renato, acho que nesse momento você experimentou um pouco dessa graça. DTA

    ResponderExcluir
  5. Resposta à Michele:
    Olá Michele.. que bom que se identificou de alguma forma e que Deus falou ao seu coração.. Não conheço o livro que vc disse, mas espero mesmo que seja uma ferramenta de continuidade dessa restauração da vi~soa que vc tem de sua relação com Deus.. só deixo a dica:

    Se a vida fosse uma oração, Deus seria sujeito e objeto dela. =]

    "Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas"

    DTA

    ResponderExcluir
  6. Resposta à Lorena:
    Olá Lorena.. Obrigado pela indicação do livro, afinal, uma boa literatura é sempre bem vinda.. Graças a Deus por não conseguirmos fugir dessa graça né? Mesmo quando lamentavelmente tentamos..

    DTA

    ResponderExcluir
  7. Resposta à Carol:
    Eiii lindona.. que honra tê-la por aki!! =]

    Lindo texto!! Apesar de saber desse triste fato de que ás vezes, tenhamos que pairar pelo vale sombrio pra experimentar da Graça.. Graças a Deus por não ser assim com todos... Graças a Deus porque nem eu e nem você precisamos pairar por esse vale para sentir tamanha dádiva mais!!

    Se vivessemos na Graça quando estamos fortes da mesma forma de quando estamos fracos, nós nunca enfraqueceríamos, pois viveríamos constantemente em nossa força que é o Senhor!!

    =]

    DTA mto

    ResponderExcluir