Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ideias e Ideais

É impressionante o poder de se trocar um "i" e um "a" de lugar e redescobrir a chave de uma possível solução para um impasse. Leia as frases abaixo:

"Eu defendi minhas ideIAs."

"Eu defendi meus ideAIs."

As ideias de alguém são passíveis de características próprias e individuais, pois tem sua origem no indivíduo. Pessoas usam sua imaginação, criatividade e informações sintetizadas e acolhidas, para fundir uma ideia. Daí, temos que um ideia gera consequências, que podem de fato, ser boas ou ruins. Quando tenho uma ideia, sei que ela pode gerar o bem ou o mal, e se eu não consigo discernir o que ela gerará após efetuada, isso não me torna menos reponsável por ela. Ela é de minha responsabilidade, porque eu a tive.

Já com os ideais não. Ideais são originados, independentemente do indivíduo, baseados e compilados a partir de consequências coletivas que determinam condutas éticas e valores morais nos indivíduos que o seguem, além de guiar comportamentos e ações que nascem através das ideias desses individuos. O fato das ideias nem sempre condizerem com o ideal, só demonstra a fragilidade de um individuo, que não conseguiu em algum momento submeter uma ideia a um ideal.

Todos nós fazemos isso, em vários momentos de nossas vidas. E respondemos por isso como responsáveis que somos. Mas isso, não quer dizer que nossos ideais mudam, a cada momento que isso acontece. Nós fugimos de nossos ideais cada vez que temos ideias que vão contra eles, mas ao ver o resultado, não quer dizer que tenhamos mudado de ideal porque isso aconteceu. Para tentar solucionar isso fico me lembrando que, uma ideia deve ser submissa ao ideal, mas o ideal nunca será submisso a ideia.

O que acontece, é que algumas pessoas vêem mais nossas ideias do que nossos ideais. O que é natural, já que sabemos que uma ideia é um POSSÍVEL efeito de um ideal.

Para nós cristãos, o ideal é único. Se seguimos a Cristo, o nosso ideal é o Evangelho. Pois, o Evangelho é Cristo.

Nesse ideal, quando analisamos uma pessoa, devemos analisá-la por seu ideal, e nunca por suas ideias, pois isso se configuraria como julgamento individual. Mas podemos julgar um ideia, de quem quer seja, como boa ou ruim. Se fossemos medir os outros por suas ideias, como seríamos medidos? Afinal, repito, todos temos ideias tolas e ruins o tempo todo. Mas Deus nos olha por nosso ideal, que é Cristo em nós. Isso torna possível a Graça. Portanto se houve arrependimento de uma pessoa por uma ideia que possívelmente tenha fugido do seu ideal, Deus a julga segundo a Graça, pois o ideal é Cristo.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Ef. 2:8

Porém, o remédio para quem não age dessa forma (de analisar a pessoa segundo seus ideais e não segundo suas ideias), não é uma revolução, ou uma rebelião... não. Quem responde assim, defende ideias. Para defender ideais, nós propagamos esses ideais. Se o nosso ideal é realmente o Evangelho, nós temos que defendê-lo propagando-o e não revolucionando-nos contra quem nós achamos que tenha feito algo que vá contra esse Evangelho. Foi assim com Paulo. Em Fp. 1:16, ele diz se encontrar preso por defender o Evangelho. Como ele defendeu? Propagando-o.

Portanto, não defenda ideias, antes, propague IDEAIS!!

P.S: Alguns leitores pediram um posicionamento meu, em virtude dos acontecimentos de sábado em minha igreja. Declaro-me submisso e amando ao meu pastor, ainda que discordando com a forma com a qual ele agiu. Tenho fé que o mesmo zelo e exortação apresentados no culto por conta de uma ideia, serão preservados em defesa do no nosso ideal. E na esperança que chegará o dia em que não haverão dois pesos e duas medidas diferentes em nosso meio.

Se você está lendo e não sabe o que aconteceu, trata-se de algo que só diz respeito à comunidade de fé da qual faço parte. Mas espero, que ainda assim, o texto seja benção em sua vida.

Ciente das possíveis consequências (mesmo sabendo que não tenho uma "voz" tão audível assim), sigo propagando o ideal no qual acredito piamente, com as ferramentas que tenho.

Em Jesus, que é o ideal e sempre a melhor ideia

Renato Melgaço

2 comentários:

  1. Interessante! e admirável sua posição, mais acho q conheco esse texto de algum lugar... =D

    ResponderExcluir
  2. desse jeito vão acabar pedindo uma CPI no meu blog.. huhauhauah

    apesar de vc NÃO ser o autor do texto, é uma honra te ter por aki cumpadi.. Deus te abençoe

    huahauauauuh

    ResponderExcluir