Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

M&M's



"Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.
Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: 'Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! '
Respondeu o Senhor: 'Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada'." Lc. 10:38-42

Já vi este texto ser pregado algumas vezes, o sermão dos dois "M´s", e me lembrei dele enquanto orava hoje. Resolvi pegar a bíblia e estudá-lo.

Jesus chega e Marta o recebe em sua casa. Em Ap. 3:20, temos uma passagem que diz que o Espirito de Deus está à porta bate e que se alguém ouvir Sua voz e abrir a porta, Ele entrará e ceiará com essa pessoa.

Pois bem. A analogia está feita. Marta convidou Jesus para entrar e o resto da história a gente já sabe. Será?

Eu já ouvi várias pregações nesse texto, e todas elas indicam a mesma coisa. Jesus entra na casa, e nós devemos escolher se somos Marta ou Maria. O sermão se desenvolve a partir dessa pergunta: Quem é você? Marta ou Maria?

Gostaria de refletir sob um aspecto que eu ainda não havia ouvido nesses sermões mas que percebi sobre esse texto, sob a mesma pergunta, mas com uma resposta diferente da anteriormente ouvida (pelo menos por mim. Talvez você já tenha ouvido essa!!).

A pergunta: Quem é você?
A resposta: Eu sou a casa.

É praticamente indiscutivel no meio cristão, a aceitação de que nós, que já temos a consciência que somos lavados e remidos no sangue do Cordeiro e somos por Ele salvos, nos tornamos morada Dele (Jo. 14:23, Ef. 2:22).

Quando nos encontramos com Cristo, Ap. 3:20 se cumpre, e Ele entra na casa que somos nós. Vejamos o que acontece depois disso.

Se no texto de Lucas nós nos colocarmos no lugar da CASA na qual Jesus entra, isso quer dizer que existe uma Marta e uma Maria dentro de cada um de nós, ou seja, somos uma casa com os dois "M´s" lá dentro (como na figura), e isso parece fazer mais sentido.

Jesus entra em nossa vida e a Marta quer por tudo em ordem para MANTER Cristo confortável ali dentro, pois afinal é Jesus. Todos nós somos assim hora ou outra na vida com Cristo. Queremos por tudo em ordem, correndo para lá a para cá, com medo de que a casa não seja digna da presença de Jesus (como se isso fosse possível por nós mesmos), e queremos arrumar tudo. Baseamos a ordem da casa nas atitudes de arrumação que damos. Jogamos fora hábitos, percepções, praticamos toda regulamentação cristã, na esperança de que essa faxina, torne o lugar mais aconchegante para Jesus.

Já a Maria que está dentro de nós, está sedenta por Cristo. Se joga aos pés de Jesus afim de ouvir a palavra Dele, sem se preocupar com mais nada. E nós ficamos revezando em nosso interior, ou pior ainda, vivendo simultaneamente Marta e Maria, e achando que o fato de estarmos vivendo a Maria naquele mesmo momento em que vivemos a Marta já é o bastante.

Na hora que estamos "fortes", tiramos onda de Marta. Fazemos e acontecemos, pois a casa está ficando um espetáculo através do nosso esforço. Mas basta uma escorregada, para percebermos que nada que façamos é o suficiente, e que nessa hora o que vale é ficar aos pés de Jesus afim de que Ele ajeite tudo, então lembramos de Maria.

Marta é a Lei. Maria é a Graça.

Daí você me pergunta: "Você está dizendo que a Lei é errada?". Não, porque nem o próprio Cristo fez isso no texto, mesmo que metaforicamente. Ele chama a atitude de Marta de desnecessária. A Lei não é errada. A Lei se torna desnecessária a partir do momento que estamos aos pés de Cristo, pois as palavras que Dele ouvimos são a própria Lei, e na Graça toda a Lei se cumpre. Fato é que quando cumprimos a Lei, afim de arrumarmos a casa pra Jesus, nunca conseguimos por completo, e isso traz condenação a nós mesmos por não podermos cumpri-la. Mas se reconhecermos que não podemos deixar a casa digna de Jesus, só nos resta nos render aos pés Dele, e deixar que a simples presença Dele dignifique o lugar, a morada que somos nós. E o melhor de tudo é que essa Graça não pode ser tirada de nós!!

Santificação não é o processo no qual você faz uma faxina na sua vida e a torna mais agradável, confortável ou digna para Jesus. Santificação é o processo no qual você consegue se livrar desse fardo pesado, e assumir o fardo leve de se manter aos pés de Jesus, que dignifica todo o lugar. "Apenas uma atitude é necessária."

Pense nisso!!

Em Jesus, que cumpriu toda a Lei e ainda assim morreu para que tivéssemos vida pela Graça

Renato Melgaço

5 comentários:

  1. Aleluiaaaaaa! Deus é maravilhoso! Eu também nunca tinha ouvido ou lido desta maneira ! Quanta revelação... Deus é bom em todo tempo! Deus abençoe, Pr.

    ResponderExcluir
  2. “Eis que faço novas todas as coisas “Apoc. 21, 6)
    Renato, quantas, quantas vezes ouvi sobre essa passagem, e jamais consegui me identificar exatamente como Maria, porque achava muito injusto o fato de ela não ajudar Marta e essa ainda levar a bronca, contudo, também não me identificava com Marta, pois pensando de longe: eu não ira ficar perdendo meu tempo com casa se poderia ouvir as palavras do Mestre... Pensar do ponto de vista da casa, nos faz refletir em como temos nos mantido em Cristo. Se não for pela sua Graça toda a lei que buscamos cumprir se incubirá de nos condenar, se banalizarmos a "graça" pela graça, ignoramos o cumprimento da Lei que ela realiza em nossa vida. Porque ela [a graça] nos traz Cristo, nunca atentei para o fato de que Cristo nos chamava a atenção para a dignificação que sua presença nos traz.
    Mais uma vez, muito edificada. Glória a Deus! Pois ele tem derramado sobre ti Sua unção e GRAÇA, e tem através de você nos abençoado também.

    ResponderExcluir
  3. Assim como está em II corintios 5.17 onde diz que tudo se faz novo se em Cristo Jesus.
    Glórias sejam dadas por mais nova e belissima forma aplicarmos em nossas vidas a palavra de Deus.
    Muitos de nós com certeza ja nos vimos nesse grande impasse (ser Marta ou ser Maria).Uma escolha dificil ja que ambas com sua forma se servi eram de alguma maneira unicas e singulares perante aos olhos de Deus.Qdo saimos de um unico lado e nos colocamos como centro onde habita as duas formas de servi, entendemos melhor pq muitas vezes somos tão independentes fazendo tudo conforme nossa vontade, achando que assim estamos fazendo as coisas de forma correta e agradavel aos olhos do pai.Ja outras vezes tão dependentes e submissos esperando que sua misericordia e graça sejam derramadas sobre nós.
    Pois bem uma vez sendo centro o certo seria mantermos o equilibrio entre os dois lados,sendo Marta para nos mantermos firme na palavra , sendo sempre vigilantes e sendo Maria seguidores e sempre atentos aos gestos e mover do pai, buscando-o sempre enquanto podemos o encontrar seja na leitura ou no ouvir de sua palavra.
    Aleluia!!!! Deus é inigualavel,magestoso, indescrivel,maravilhoso, sábio e sabe onde usar e onde encontrar sermos comprometidos que levaram sua lei de forma limpa e clara aqueles que precisam se encher do seu santo espirito e que muitas vezes precisam somente de uma nova visão para se encontrarem e se posicionarem perante a ele.
    Gloria a DEus!!!!

    ResponderExcluir
  4. Assim como está em II corintios 5.17 onde diz que tudo se faz novo se em Cristo Jesus.
    Glórias sejam dadas por mais uma nova e belissima forma de aplicarmos em nossas vidas a palavra de Deus.
    Muitos de nós com certeza ja nos vimos nesse grande impasse (ser Marta ou ser Maria).Uma escolha dificil ja que ambas com sua forma de servi eram de alguma maneira unicas e singulares perante aos olhos de Deus.Qdo saimos de um unico lado e nos colocamos como centro onde habita as duas formas de servi, entendemos melhor pq muitas vezes somos tão independentes fazendo tudo conforme nossa vontade, achando que assim estamos fazendo as coisas de forma correta e agradavel aos olhos do pai.Ja outras vezes tão dependentes e submissos esperando que sua misericordia e graça sejam derramadas sobre nós.
    Pois bem uma vez sendo centro o certo seria mantermos o equilibrio entre os dois lados,sendo Marta para nos mantermos firme na palavra , sendo sempre vigilantes e sendo Maria seguidores e sempre atentos aos gestos e mover do pai, buscando-o sempre enquanto podemos o encontrar seja na leitura ou no ouvir de sua palavra.
    Aleluia!!!! Deus é inigualavel,magestoso, indescrivel,maravilhoso, sábio.sabe onde usar e onde encontrar sermos comprometidos que levaram sua lei de forma limpa e clara aqueles que precisam se encher do seu santo espirito e que muitas vezes precisam somente de uma nova visão para se encontrarem e se posicionarem perante a ele.
    Gloria a DEus!!!!

    ResponderExcluir