Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

And the Oscar goes to...





Não me considero um cinéfilo, mas com certeza tento sempre estar atento ao cinema, pois é algo que realmente aprecio e na medida do possível frequento. Filmes são pontos de vista, percepções individuais sobre assuntos coletivos (na maioria das vezes) e quase sempre, quando são bons, é porque te fazem pensar nesse assunto por uma nova perspectiva.

No último domingo, tivemos a grande premiação do cinema, o Oscar. E como amante dessa arte, assisti e acompanhei a premiação. E ficou muito claro uma coisa pra mim (apesar de não ter visto todos os filmes, mas ter acompanhado a crítica), não que os ganhadores não merecessem, mas a academia premia os filmes que são feitos para a academia. O peso da bilheteria, da popularidade e da aclamação não é tão grande quanto o peso da perícia daqueles que analisam os indicados.Prova disso é que no ano passado, o tão badalado James Cameron (por "Avatar") não conseguiu bater Kathryn Bigelow (do até então timido "Guerra ao Terror").

Mas na verdade, o que não é assim na vida? O nosso prêmio, as nossas recompensas, o nosso reconhecimento, vem daqueles para os quais nós direcionamos nossas atitudes. Se você executar um bom trabalho na sua empresa, você fica muito mais tendente a uma promoção, mesmo que outros setores da empresa não fiquem cientes da seu trabalho, isso porque seu chefe está ciente e é ele quem dá o "prêmio" que nesse caso é a promoção. Mas se você é um péssimo marido, ou um péssimo filho, de nada adiantam suas ações do emprego para conquistar "recompensas" com seu cônjuge, ou com seus pais, por exemplo.

No reino de Deus não é diferente. Veja o que Jesus fala sobre os fariseus que faziam belos discursos nas praças, davam esmolas anunciadas, etc.: "Eles já tem sua recompensa...". Jesus não disse que eram atitudes desapercebidas no reino, e sim RECOMPENSADAS... o ponto é, recompensadas por quem? E a resposta é mesma dos casos acima: pelas pessoas às quais eu direcionei minhas atitudes. Se nós nos mostrarmos para os homens, não nos iludamos, nós seremos recompensados, mas pelos homens, que é a visão que almejamos. Mas se nós temos uma atitude discreta, mas não menos eficiente, como orar no seu quarto, um jejum não divulgado, etc. só existe uma pessoa que pode ver, logo, somente essa pessoa pode te recompensar, e essa pessoa é Deus.

Então a escolha é nossa. Ou somos Publicitários da Espiritualidade (termo usado por um pregador que conheci recentemente) e recebemos as recompensas dos homens, ou somos díscipulos de Cristo que recebemos a recompensa de Deus...

Deus nos abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário