Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Discurso do Rei



Essa semana finalmente arrumei um tempinho para ver uns filmes no cinema. Entre eles vi o aclamado "o Discurso do Rei", grande ganhador da ultima edição do Oscar.

Para não estragar surpresas para aqueles que ainda não viram o filme, vou me ater a falar só sobre o assunto central: a importância da voz de um líder para uma nação.

Esse tema é muito bem abordado no filme, em contextos muito específicos, o que salienta essa importância.

A personagem central, o Duque de York, é filho do Rei George e sofre de um problema incurável de gagueira. Diante à sua posição, esse problema o afeta em vários níveis, em especial a sua relação de líder com a nação.

A partir desse ponto, gostaria de refletir juntamente com nossos líderes (todos aqueles que exercem de alguma forma, algum cargo que influencia e da suporte às pessoas).

A falta de voz tem sido uma das grandes responsáveis em nossos erros como líder. O problema é que atríbuimos a culpa desse "silêncio" quase sempre às pessoas que estão acima de nós, como controladoras do poder de nos dar voz.

Só que a falta de voz, muitas vezes tem outras causas. Um exemplo é falta de posicionamento perante questões concernentes ao nosso dia a dia. Ficamos "gagos" por não saber nos posicionar. Outro exemplo, é não saber usar nem os sussurros. Tem líderes que mesmo falando pouco e falando baixo, têm destruído muito mais do que edificado de fato, não sabendo que sua voz já tem influência, ainda que em somente alguns.

Um bom líder é aquele que sabe que já tem direito a voz, e que tem sabedoria para usá-la. Não aquele que pensa na voz que ainda não tem e usa essa desculpa para justificar a "gagueira" que o atrapalha em sua liderança.

É preciso saber usar a pouca voz, antes de querer o direito a discursar.

Esse era o discurso do nosso Rei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário