Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Pedras ou Pães?

Pedir é importante... Saber o que pedir é importante... Saber como pedir é importante... Saber a quem pedir importante... e mais importante ainda é saber receber... ou não receber.

É importante pedir, pois todo que pede recebe (Mt 7:8).

O que pedir é importante, pois se todas as coisas cooperam para o bem dos quem amam a Deus (Rm 8:28), será que o que pedimos coopera para o nosso bem?

Saber como pedir é importante, pois se não sabemos como oramos (Rm 8:26) é necessário que Alguém interceda por nós.

Saber a quem pedir é importante, porque as vezes pensamos que sabemos, mas se soubéssemos realmente, nos voltaríamos tanto para nossos próprios esforços (Ef. 3:20)?

E se confiamos em quem nos dá, será que o melhor é realmente receber? Ainda que exista a garantia de que irei receber o que peço? No texto de Mateus 7, Jesus pergunta aos díscipulos se um filho pedindo pão ao Pai, ele acaso lhe daria pedra. Mas o problema que gostaria de ressaltar aqui, são os filhos que pedem pedra. Será que o seu desejo coopera para seu bem? Convém "cobrar" de Deus o seu pedido, colocando Mt 7:8 como carta de garantia?

Vejamos alguém que pediu e recebeu, e alguém que pediu e não recebeu para tentarmos entender como o Pai atende aos seus filhos. Primeiro um que recebeu:

No texto de Marcos 10, a partir do verso 46, Jesus está chegando a Jericó. Vale lembrar que Jericó, era ponto de parada de descanso, pois ali se findava um exato dia de caminhada e por conta disso, era um lugar de varios pedintes, que sabiam que por ali parariam vários viajantes e mercadores.
Um desses pedintes era Bartimeu. Cego de nascença que estava a beira do caminho, e que com certeza ja ouvira falar de Jesus. A primeira coisa que vimos é que ele estava no local certo. Na hora de pedir, você está aonde Jesus passa? você está em um caminho que Jesus pode compartilhá-lo com você?... Ao saber que Jesus estava passando, Bartimeu clamou em alta voz: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!!", você tem clamado a Deus? E não é um clamor que cobra de Deus, e sim que enaltece o reinado Dele sobre nós (afinal o termo "Filho de Davi" traz a tona a linhagem de Cristo) e que deixa acima de nossa vontade, a vontade do Rei?... Os outros começaram a repreender a Bartimeu dizendo para que ele ficasse quieto. Ele porém, intensificou o seu clamor. Quando a situação piora, você tem intensificado o seu clamor?... Jesus manda chamá-lo, e os homens dizem a Bartimeu para que ele tivesse ânimo que Jesus o chamara. Em um salto, ele se dispõe e vai até o Mestre. Quando Jesus te chama, você tem ânimo de ir até Ele ou espera Ele vir até você?... Jesus pergunta o que Bartimeu quer, e ele no mesmo instante responde que quer ver. Você está pronto para ser objetivo, sabendo o que quer, no momento em que Deus te perguntar o que você quer?... Jesus manda o cego ir, pois a fé dele o havia salvado. Você tem fé o suficiente para que seu desejo se concretize? E por último o texto diz que ele seguiu a Jesus. Se o seu pedido for realizado, ele vai te aproximar ou te afastar de Jesus?

Agora vejamos um que não recebeu o que pediu:

No texto de Lucas 22, verso 42, Jesus ora e pede que se fosse possível e se fosse da vontade do Pai, afastasse Dele aquele dever. O pedido de Jesus é negado. Jesus sabia pedir, como pedir, a quem pedir, e justamente por isso, seu pedido foi negado. Era a vontade do Pai. Mas Jesus estava no Pai, e o Pai estava Nele, e a vontade Dele maior era pra nosso bem. Jesus não abriu mão de pedir, mas abriu mão de receber. Se Jesus "cobrasse" do Pai o direito de receber o que pedira recitando Mt. 7:8, e tivesse seu pedido satisfeito, eu e você estaríamos condenados à morte eterna. Pense nisso!!

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Rm 8:28)


Em Jesus, que opera em nós tanto o querer como o efetuar

Renato

Um comentário:

  1. Amem...
    muito bom o texto, que Deus continue te abençoando com animo e sabedoria para q vc continue sendo usado!
    Verdadeiramente Todas as coisas cooperam para o bem daqueles q amam a Deus!

    Abc, Denoni

    ResponderExcluir