Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Todo mundo espera alguma coisa de um Sábado..

Se perguntarmos o significado do Sábado na comunidade de fé que eu frequento, provavelmente os jovens responderão que é o nosso dia de culto, com um belo sorriso estampado no rosto... e com razão... como é bom quando chega o Sábado e é dia de culto da mocidade!!

Se fizermos essa mesma pergunta, em várias comunidades diferentes, com certeza teremos as mais variadas respostas... realmente variadas!!

Alguns responderão que o Sábado é um dia como qualquer outro, outros que o Sábado é sagrado, outros responderão que todo dia é Sábado e outros que Domingo é Sábado... quê? é.. Respostas das mais variadas..

Esse debate não é de hoje. Na época de Jesus, ele já era "quente". O que siginifica ou não o Sábado; O que se deve fazer ou não no Sábado.

No Evangelho de Lucas, no capítulo 13, Jesus cura uma mulher no dia de Sábado, causando uma grande revolta em alguns por tal feito, pois a Lei estaria sendo desobedecida. De fato, uma prática que até então não era realizada aos Sábados, estava sendo feita... o que deixa a pergunta: Jesus quebrou o mandamento do Sábado? Se o fez, não o fez só uma vez, porque no capítulo 14 a cena se repete.

No sermão da montanha, Jesus disse que não veio para destruir a Lei e sim para cumpri-la. E assim, Jesus cumpriu toda a Lei. A morte de Cristo não justificou a Ele mesmo, pois Ele não precisou de justificação. E se Nele não se achou pecado, então Ele cumpriu toda a Lei. Mas se Jesus cumpriu o mandamento do Sábado, como explicamos seus feitos em Lucas 13 e 14?

Alguns podem responder essa pergunta com o texto de Lucas 6, verso 5, onde Jesus diz que Ele mesmo é Senhor do Sábado. Mas não acho que seja o texto ideal para respondermos esse questionamento, já que Ele cumpriu a Lei não só como Senhor, mas também como homem. Enfim, respondamos:

Todo mandamento, tem um objetivo, um propósito que visa também o bem da criação, e não somente o bem do Criador. Nenhum mandamento foi instituído por Deus, simplesmente para Seu próprio deleite, mas também como forma de demonstrar amor a criação e assim cooperar para seu próprio bem. Com o mandamento do Sábado, não foi diferente. Deus criou todas as coisas e no sétimo dia descansou. Mandou ao homem que assim o fizesse, pois fazia bem ao homem também descansar. Esse é o propósito do Sábado: descansar. E como Jesus cumpriu em Lucas 13 e 14 esse propósito? Aquelas pessoas estavam cansadas de um vida de enfermidades... uma mulher que estava a 18 anos doente e encurvada, com certeza estava cansada... e Jesus oferece o Sábado a ela... pois ela também tinha direito ao descanso de Deus... Jesus não só cumpre o Sábado, como trás o Sábado a nós... não é maravilhoso?!

Precisamos aprender com o Mestre, que o cumprimento da Lei está em seu propósito. Você tem descansado em Deus? Você tem cumprido o Sábado?... Ainda que debaixo da Graça, cumprimos a Lei pois ela é boa e anda em conformidade com o que Jesus pregou... Jesus não pregou o Sábado=dia, Jesus pregou o Sábado=descanso.

Cumpra o Sábado=descanso na sua vida, não importa em que dia... mas cumpra.. faz bem pra você, faz bem pra criação.. e se não souber como fazer, leia Galatas 5:14..

Deus nos abençoe!!

Um comentário:

  1. ^^ Descanso em excesso é ruim??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    brincadeira!

    Mto bom o texto! =D
    o interessant d tudo q msmo quando Jesus aparentemente descumpria a lei curando alguém no sabado(dia) ele cumpria a lei dando descanso aos cansados que viviam com suas doenças e os fariseus (cegos) não compreendiam como akilo era/é maravilhoso.

    bj

    ResponderExcluir